Você que está reformando ou construindo certamente pesquisou bastante sobre o assunto mas vou reunir algumas informações fáceis e algumas dicas que ninguém lembra de te contar!
1 - Porcelanato Técnico
Também conhecido como porcelanato de massa plena: a massa inteira dele é da mesma cor da cobertura dele (que você vê e que vai ficar exposta). Assim, caso alguma peça lasque, o que você vai ver é uma "cicatriz" e não um pedaço cor de tijolo no meio da sua sala branquinha! Traduzindo em dinheiro: Esse custa mais caro!
2 - Gres Porcelanato
Ou porcelanato gres: tem cerâmica na composição da massa, ou seja, é um misto de cerâmica e porcelanato. O que traz uma porosidade maior à peça e resistência menor do que os porcelanatos. Traduzindo em dinheiro: mais barato!
3 - Porcelanato empena!
Por isso nada de apoiar as peças na parede! Ó empenamento é mais visível em peças de dimensões maiores, é claro. Mas o certo é sempre deixá-los deitados no chão até a hora do assentamento.
4 - No banheiro, piso 45x45
Isso porque quando você opta por peças maiores que essa, você terá que cortar a peça para dar o caimento da água em direção ao ralo, processo também conhecido como "diamantar" as peças entorno do ralo (aqueles cortes em diagonal no sentido do ralo). Claro que se você tiver optado por um ralo linear essa preocupação não existe.
5 - Porcelanato polido escorrega muito!
O porcelanato natural e o lapado também escorregam mas o polido é o campeão de quedas, principalmente se tiver água sobre ele. Então, se você colocar porcelanato polido no banheiro ou na cozinha, saiba dos riscos! Preciso lembrar que eu coloquei
porcelanato polido na minha cozinha??
6 - Depois de assentado, proteja o seu piso
Eu sei que parece meio óbvio mas é muito importante: assente o piso, remova o excesso de rejunte (na hora!), limpe o piso para tirar pó e restos de argamassa e rejunte e proteja o seu piso até o final da obra. E cuidado com o papelão molhado para não manchar, hein?
Espero que tenha ajudado na sua tomada de decisão!
Bj