Como muita gente se interessou, vou escrever aqui algumas coisinhas que aprendi. Lembro que não sou nenhuma expert, muito pelo contrário, então não tenho como ajudar mais do que está abaixo.
Orégano plantado pelo método de estacas.
O curso é promovido pela Escola Municipal de Jardinagem, que fica dentro do Parque do Ibirapuera, em São Paulo e é gratuito.
Vou escrever algumas coisas que achei interessantes e úteis:
SOLO
É preciso formar um substrato básico: 1/3 de areia + 1/3 de composto orgânico + 1/3 de terra de jardim, onde a areia é a areia lavada, o composto orgânico pode ser o humus de minhoca (cocô de minhoca com terra no português coloquial) ou a terra vegetal vendida nos Garden Centers e a terra de jardim é a que tem na sua casa mesmo.
VASOS
Todo vaso deve ter furos para drenar o exceso de água.
Plástico: os vasos de plástico retem mais a água, por isso, devem ser regados menos dos que os de barro.
Barro: como absorve a água, com o tempo criam-se fungos na base do vaso (você já deve ter visto por aí), para evitar que isso acontece, passe uma camada de verniz no vaso.
ADUBAÇÃO
O ideal é que seja feita antes de plantar porque o ciclo de vida das ervas é curto, portanto não se recomenda o transplante
da muda e/ou semente.
Existem alternativas orgânicas como a torta de mamona (não indicado para quem tem animais em casa), torta de algodão e farinha de ossos.
Um adubo químico conhecido é o NPK.
Existe ainda um adubo foliar, que é jogado na superfície e garante nutrientes rapidamente, indicado para o caso de querer dar um
up no seu jardim para um evento.
PH DO SOLO
A maioria do solo brasileiro é ácido, para consertar o PH é preciso jogar Cal Hidratado na terra (ou calcário dolomítico), mas exite à venda um Peagâmetro, que serve para medir a acidez do solo. Caso o solo seja alcalino, deve-se misturar enxofre.
Uma boa dica é a Hortênsia: quanto mais azul a flor, mais ácido é o solo.
PLANTIO
Para o plantio, deve-se fazer um buraco de 2 a 3 vezes de profundidade a altura da semente. Quando a semente é bem pequena, costuma-se misturá-la com areia.
No caso de mudas, deve-se tirar o plástico envoltório e evitar de mexer no torrão, apenas complete o vaso com o subtrato descrito lá em cima.
Existem espécies que podem ser plantadas com estacas (galhos). São elas: alecrim, orégano e sálvia. Para isso, deve-se fazer um furo no subtrato e tirar 1/3 das folhas (da parte de baixo), assim a estaca perde menos umidade, o que aumenta a chance dela vingar.
REGAS
As regas devem ser feitas pela manhã ou no final da tarde (até as 17h), caso você só consiga regar à noite, ponha menos água porque a noite a evaporação da água é bem menor.
A melhor maneira de saber se a planta precisa de águar é pegar um pouco da terra com a mão, se a terra estiver úmida, aguarde 3 dias para regar novamente.
SOBRE OS CURSOS
Olha que sala de aula bucólica... Nem dá pra acredita que fica em São Paulo, hein?
Os curso estão disponíveis no
site sempre no início do mês. Alguns de cursos de longa duração necessitam de inscrição presencial e as professoras disseram que se esgota super rápido.
No site você também encontra uma
apostila para download que é utilizada no curso de jardinagem.
Uma outra dica de leitura que recebemos foi o livro
Da Planta ao Jardim.
Bj
* Pessoa chique é outra coisa, né? A Lidiane do Bicha Fêmea me pediu ideias para uma matéria do portal dela, quer ler?
Clique aqui! *