terça-feira, 7 de setembro de 2010

Uma leitora pedindo ajuda...

    A Marcelli, de Curitiba, pede ajuda com a sala dela, o que vocês acham que dá pra fazer para tornar esse cantinho, que é o cartão de visitas da casa, mais aconchegante?

    "Casei há 2 anos e não tinhamos comprado nossa casa ainda, entao nao investi nos moveis! Quando fomos casar, fui na loja do avô do meu esposo e peguei um sofá que tinha lá, o modelo é bonitinho, mas a cor nao me agrada!!! É amarelo!!! Ano passado compramos nosso sobrado e entao decidi que ia reformar ele ou comprar outro, maaaas fui gastantdo em outras coisas etc etc e agora, bem nesse mes que eu ia mandar trocar o tecido dele, bateram no meu carro e tive que acionar o meu seguro, maaais dinheiro!!!
    Mas estou mto cansada da minha sala, que nao tem nada, so o sofa, um tapete de crochê e uma mesa de jantar, super sem graça! Dai andei pensando se seria loucura deixar esse sofá mesmo e investir em pintura (pensei em pintar uma parede de roxo ou cinza), almofads, tapetes, quadros etc… mas nao sei como combinar!! Na verdade hoje já comecei a acharque cinza fica melhor... O que vc acha?? Sera que fica bom esse sofa amarelinho com parede roxa ou cinza ou sei lá o que rs e mais alguns acessorios??"

 
 
 



     Ela me contou que amanhã é feriado em Curitiba, então ela já poderia comprar algumas tintas e acessórios e botar a mão na massa.
    Minha opinião é que, se ela não pretende trocar os estofados, eu investiria na reforma deles, não só trocar o tecido e a cor mas tirar esses enchimentos do braço e tentar baixar um pouco o encosto, deixando-o com linhas mais retas e moderna, vale a dica do tapete maior, pois convém ele ficar um pouco embaixo do sofá que, além de dar uma sensação de conjunto ao ambiente, ajuda para o tapete não ficar saindo do lugar.
    Eu aproveitaria a parede grande e única das duas sala para fazer uma composição de quadros e esculturas!
   Também colocaria um aparador ou buffet perto da mesa de jantar...
    Mas quero saber a opinião de vocês para completar esse quadro!

Bj

26 comentários:

Mona Gouvea disse...

Acho que ela quer ficar com a mesma cortina. Então pintaria a parede grande do tom escuro da cortina e colocaria um quadro.No sofa almofadas combinando e umas coloridas para alegrar, na outra parede um aparador e à partir destes itens voce vai decorando e inventando a medida que combine, o tapete tambem pode ser chumbo, um vaso escuro na mesa com flores coloridas etc....

Anônimo disse...

Lari,
Concondo com vc daixar o sofá mais reto e com uma cor mais clean ficaria mais moderno, assim poderia abusar de almofadas estilosas.
Eu colocaria uma cortina que pegasse toda a parede, com varão cromado, com uma ponteira legal (aqui em Curitiba eu comprei na Leroy e ficou baratinho).
O buffet realmente faz falta, em cima dele umas esculturas, bolas ou vaso de flores.
Adoro mesa assim, ma colocaria as cadeiras mais modernas, para contrastar (vi no CasaMontada umas ideias).
É isso, acho que ela terá varias ideias aqui, assim como eu tive pro meu quarto.
Bjs

Minhas Inspirações disse...

Primeiro, gostaria de falar que adorei a cor do sofá, pois ele já será uma peça de destaque em sua sala.....
No meu ponto de vista, deixaria esse espaço bem dividido, entre a sala de jantar e a sala de TV, destacando dois ambientes.
Onde fica a mesa de jantar, ao lado da janela, colocaria um vaso de planta acho que bambu ficaria bem legal, pintaria as paredes em dois tons de cinza (um cinza azulado claro e um mais para o grafite), fazendo faixas de cerca de 30 cm na horizontal, dando profundidade a sala de jantar. Colocaria um painel branco (pensei em uma placa com vários cubos de diversas profundidades pintados todos de branco e colados lado-a-lado) para dar uma clareada.
Na parte onde ficam os sofás, pintaria de um tom de cinza mais claro, e colocaria um quadro em tons alaranjados talvez um tapete preto e branco acho que seria também uma opção para incrementar a sala...
Espero que tenha ajudado...

Bjs!!!

Karina disse...

Oi Larissa!
Eu gostei do sofá..achp que ela poderia fazer uma composição de cores com ele..e deixar a sala um pouco mais alegre.
Eu investiria em um tapete felpudo para dar aconchego.
Colocaria uma planta..acho que a rafia neste espaço cairia bem.
Colocaria um espelho onde está a sala de jantar.
Uma mesa lateral com um abajur bem bonito daria um clima.
No mais colocaria algumas gravuras na parede..para quem gosta de replicas tem umas do Miro (nem sei se é assim que escreve) bem colorida que ficaria perfeita ai.
Beijos as duas..
Karina

Flavia disse...

Oi, La!
Para economizar, não trocaria o sofá, mas pintaria a sala inteira de branco. Branco mesmo(nada de off-white) para que nada entre em competição com o amarelo do sofá.
Não sei como é a janela, mas colocaria uma cortina bem leve, branca também. Ou umas persianas.
Dispensaria o sofá de dois lugares e colocaria duas poltronas leves também em tom cru e neutro, no máximo cinza claro. Ou uma poltrona só mesmo. Com menos móveis a sala parecerá maior. Eu não sei se tem TV na sala, imagino que está entre os dois sofás... O ideal seria encostar o sofá grandão nessa parede (para que ele fique de frente para a porta) e a TV nessa parede que nós vemos aí na segunda foto.
E muitos quadros nessas paredes (você deu há um tempo atrás uma sugestão bárbara de site para download de posters aqui no blog).
Compraria uma luminária bolota japonesa, que é muito barata e dá um efeito fantástico. E colocaria em um canto da sala. Ou mesmo sobre a mesa de jantar.
Incluiria nos detalhes, vermelhos ou rosas, turquesas e um pouco mais de amarelo. Mas só em pequenos detalhes.
Na sala de jantar eu colocaria uma plantinha como foi sugerido acima. E tecidos modernos e coloridos para as cadeiras. A cortina alí também bem leve.
Bjs e boa sorte para a Marcelli.

Flavia disse...

Oie!
Tb concordo coma reforma do sofá... mudar o formato dele, deixando mais moderninho...
Um aparador ou buffet cai bem perto da mesa de jantar, e colocar alguns quadros, enfeites... pra dar um colorido, pq ta td mto amrelo...
bjsss
Flavia
http://cheiadecoisinha.blogspot.com/

Unknown disse...

Oi Lari! Gostei da cor do sofá. Acho o estilo um pouco sério, mas não é o caso de um reforma ou troca. A cor quebra a seriedade do modelo. Investiria em uma cortina que pegasse a parede toda e neutra, com cortineiro. Também delimitaria os ambientes com tapetes. Um mais colorido na sala de jantar (para quebrar a seriedade da madeira escura) e um mais neutro para harmonizar com o sofá colorido. Na parede, imagens, imagens e imagens. Bjs!

Maria Rita disse...

Bem achei o sofá bem legal, só que eu pintaria a parede da cortina na cor dele e trocaria a cortina cinza por uma toda em marfim, colocaria na mesa um arranjo de flores bem bonito, com algumas florzinhas também amarelinhas, ou então voce pode fazer aquela parede da cortina com filtros de café, combinaria com a mesa e o mostarda do sofá,olha só esta foto da minha sala com coador de café, fica aí uma sugestão, bjs.

http://tricocrocheetcetal.blogspot.com/2010/03/parede-da-minha-casa-toda-com-coador-de.html

Maria Rita disse...

Bem achei o sofá bem legal, só que eu pintaria a parede da cortina na cor dele e trocaria a cortina cinza por uma toda em marfim, colocaria na mesa um arranjo de flores bem bonito,ou então voce pode fazer aquela parede da cortina com filtros de café, combinaria com a mesa e o mostarda do sofá,olha só esta foto da minha sala com coador de café, fica aí uma sugestão, bjs.

http://tricocrocheetcetal.blogspot.com/2010/03/parede-da-minha-casa-toda-com-coador-de.html

Rosana Remor disse...

Vou dar os meus pitacos!!Eu pintaria a mesa e cadeiras de branco e colocaria em cima um arranjo de flores. O sofá, eu deixaria assim amarelo mesmo, mas compraria uma manta branca e jogava por cima.Pintaria a parede de branca e investiria em quadrinhos bem alegres. E no chão, eu trocaria o tapete por um de cor lisa, bem fofo.Beijos e espero ter ajudado!!

Flavinha disse...

amiga o sofá amarelo é um luxo , super moderno e tá na moda, aproveita e dá uns toques de vermelho e laranja na sala que vc vai quer que vai ficar legal.
Porque em vez de pintar vc não coloca um papel de parede ? Normalmente custam 150,00 o rolo com 10 metros mais 40,00 de aplicação, vc vai dar uma vida que nem acredita, bota um papel num tom de vermelho ... O papel dura em media 6 anos, muito mais que tinta, vale a pena mesmo, além de ficar pronto numa tarde ( além do mais vc divide e paga em prestações).
depois bota almofadas de varias, formas , estampas e cores entre laranja, vermelho e amarelo.
A sala de jantar depois vc pintaria de branco a mesa e deixaria as cadeiras do jeito que está , ficaria um luxo, senti falta de uma plantinha ... vc não gosta ?
Acho que ajudei ...rs se gostou do meu pitaco em visita e dá pitaco na minha sala, que to arrumando agora ...rs

SM disse...

eu acho que ela devia assumir de vez o estilo do sofá! Um estilo meio vintage!! Colocaria umas almofadas com estampas vintage bem geométricas em preto e amarelo! Colocaria também uns quadros gráficos com detalhes em amarelo na parede...

bom, acho que ficaria legal e custaria menos que reformar o sofá inteiro!

espero ter ajudado...
bj

Dani Burman disse...

Bom...eu ficaria com o sofá amarelo retrô, pintaria a parede maior de beringela, encostaria nela um dos sofás(o contraste da parede beringela com o sofá amarelo vai transmitir vivacidade e descontração à casa), em cima dele colocaria telas de tecido com cores degradês entre o amarelo e o beringela,colocaria um tapete maior dos felpudos, uma mesinha lateral de laca branca em um dos lados e do outro um abajour de pé,e muitas almofadas no sofá. Na sala de jantar eu colocaria um aparador, em cima dele vasos e folhagens ou orquídeas e na parede acima do aparador um espelho grande redondo, perto da janela uma planta,em cima da mesa de jantar uma luminária moderna, e na parede da sala de jantar oposta ao buffet ...quadrinhos, posters, gravuras com molduras em amarelo, branco, turquesa.
Espero ter ajudado, beijos nas duas!!

Dani Burman disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Decoração com Alma e Graça disse...

Olá,

Linda a mesa dela! Achei que o ambiente está muito serio e até mesmo escuro. Pra começo, coloque um lindo vaso com flores naturais, já vai alegrar! Centralize a mesa, a cortina é bonita mais escurece ainda mais o ambiente, colocar no lugar da marrom uma colorida ou listrada. O sofá, se você está sem "grana" então mulher! mude urgente a posição dele sofá, de forma que os ambientes fiquem integrados, um L, vamos dizer assim. Outra coisa, o lustre, um longo vai fazer diferença!

Bjinhos

Graça

ki disse...

como sou sempre a favor de cores nas paredes, eu pintaria a parede asap urgente! ;)
talvez nao de cinza, mesmo cinza combinando perfeitamente com esse amarelo, mas acho que daria um ar meio triste-deprimido-pesado, mais ainda se fosse so uma parede.
que tal um azul acinzentado, apagado? ou ate roxo meio apagado? (como nos cabecalhos do painel do lado esquerdo aqui no blog).
e principalmente investiria em luminarias pequenas, abajoures que fazem ambiente muito mais aconchergante. iluminacao de teto so e boa pra fazer limpeza! ;P
talvez seria legal tambem estender as cortinas para parede inteira.
have fun! :)

Mariana Ferraz disse...

ahhh como eu faco para pedir ajuda tb? Sou recem-casada e estou morando num apezinho pequeno e estou sem nenhuma ideia como decorar...
meu email eh: mariucb@gmail.com

Beijo enoorme, seu blog eh otimo!!!!

Mariana Ferraz disse...

ahhh como eu faco para pedir ajuda tb? Sou recem-casada e estou morando num apezinho pequeno e estou sem nenhuma ideia como decorar...
meu email eh: mariucb@gmail.com

Beijo enoorme, seu blog eh otimo!!!!

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi!!!
Esse post me fez lembrar um outro lá no Bicha Fêmea onde a Flávia pediu ajuda, justamente, para a sala de estar + sala de jantar. O post deu muito trololó, tem imagens inspiradoras e dicas legais. Penso que ele pode ser útil, então, lá vai: http://www.bichafemea.com/2010/04/09/sala-de-estar-e-de-jantar/

Beijos!!!

Casinha da Má disse...

Meninas do céu! Quantas idéias, nem sei como agradecer!!

Enfim, vamos lá, no sofá, por enquanto, nao vou poder mexer mesmo, nem no braço rsrs, mas por enquantooo hehe.

A cortina realmente deixa a sala mais escura mesmo, talvez eu troque aquele tecido escuro, mas por enquanto nao vou poder fazer pra parede toda, pq cortina é mto carooo, essa ja saiu uma cacetada hehe... naquela parede ao lado da cortina que fica com a mesa de jantar, vou colocar um vaso com alguma folhagem... vi tbm uns espelhos redondinhos numa revista que assino e vou colocar em uma daquelas paredes que ficam em frete à mesa, talvez na parede menor, na maior achoq ue vai bem um quadro, gostei dakela ideia do Miro hehe.

Ahh, o sofa eu ja tava pensando em mudar de posição mesmo :), vou colocar o maior na parede maior e comprar um movel lindo que achei numa loja de móveis usados hehe

Agora, só fiquei com uma pulga atras da orelha, se pinto em tom de cinza mesmo, eu adoro,acho chique, sei lá, mas fico com medo de errar o tom..e outra duvida ainda, rs, pinto aquela parede (de cinza no caso)que fica ao lado da porta inteira de cinza (ate onde tá a mesa) ou so ate aquela passagem que da pro resto da casa? Entenderam? hehe

Então, no mais to cheia de ideias, agora é so correr comprar tinta, almofadas etc etc hehehe

Espero voltar logo pra mostrar como ficou.

Bjoss

Casinha da Má disse...

Meninas do céu! Quantas idéias, nem sei como agradecer!!

Enfim, vamos lá, no sofá, por enquanto, nao vou poder mexer mesmo, nem no braço rsrs, mas por enquantooo hehe.

A cortina realmente deixa a sala mais escura mesmo, talvez eu troque aquele tecido escuro, mas por enquanto nao vou poder fazer pra parede toda, pq cortina é mto carooo, essa ja saiu uma cacetada hehe... naquela parede ao lado da cortina que fica com a mesa de jantar, vou colocar um vaso com alguma folhagem... vi tbm uns espelhos redondinhos numa revista que assino e vou colocar em uma daquelas paredes que ficam em frete à mesa, talvez na parede menor, na maior achoq ue vai bem um quadro, gostei dakela ideia do Miro hehe.

Ahh, o sofa eu ja tava pensando em mudar de posição mesmo :), vou colocar o maior na parede maior e comprar um movel lindo que achei numa loja de móveis usados hehe

Agora, só fiquei com uma pulga atras da orelha, se pinto em tom de cinza mesmo, eu adoro,acho chique, sei lá, mas fico com medo de errar o tom..e outra duvida ainda, rs, pinto aquela parede (de cinza no caso)que fica ao lado da porta inteira de cinza (ate onde tá a mesa) ou so ate aquela passagem que da pro resto da casa? Entenderam? hehe

Então, no mais to cheia de ideias, agora é so correr comprar tinta, almofadas etc etc hehehe

Espero voltar logo pra mostrar como ficou.

Bjoss

Fabiola disse...

Bom, cheguei atrasada, mas espero ainda poder ajudar.

Primeiro, NÃO pinte a sua parede de cinza. Essa cor NÃO vai combinar e ainda vai dar um ar de sobriedade.
Sugiro que faca o sofá cinza, quando for possível forrá-lo (sem diminuir as costas, pois sentar em sofá com encosto baixo é mto ruim!) e pinte a parede de bordo/roxo, por hora. Se você irá colocar o sofá grande na parede grande, sugiro um movelzinho/aparador na parede ‘entre a porta de entrada e a passagem para o corredor’, pois suponho q futuramente haverá uma TV nessa parede, que pode ser presa diretamente na parede, ou mesmo apoiada nesse móvel/aparador. E ainda, esse móvel poderá ter uma gavetinha para guardar chaves e ainda servirá de apoio para colocar as coisas quando se chega em casa.

Nesse caso, a parede a ser pintada deve ser a grande. E sugiro que tu pinte a área de estar de bordo/roxo sem detalhes e coloque um quadro. E a área de jantar aplique um tecido na parede, assim você ira dar um ar de divisão de ambientes! Aí sim, esse tecido pode ser cinza/grafite com uma estampa sobretom, ou tu podes pintar a parede de cinza/grafite e aplicar adesivo feito com contact em preto ou branco ou um contact prata se tu encontrar. E nessa parede iria o móvel/Buffet da sala de jantar.
Veja uma sugestão nesse caderno
http://edition.pagesuite-professional.co.uk/launch.aspx?referral=mypagesuite&pnum=&refresh=6o0T19PxzN15&EID=316bd427-b802-40b6-af2f-470cea414d56&skip=
Na página 12.

Quanto as cortinas, não vejo necessidade de utilizar toda a parede. Gosto de cortinas assim.

Ah sim!! Para finalizar a “divisão” dos ambientes entre estar e jantar eu usaria um puff retangular ou um sofazinho sem encosto retangular. Eu não colocaria móvel entre uma sala e outra! Não sei se vc conseguiu entender a idéia?!
E ainda, um tapete retangular q finalize nesse puff/sofazinho.

Claro, muitos detalhes não poderão ser realizados agora, mas já fica algumas definições para ir pesquisando... hehehehehe

Quanto ao quadro para a sala de estar, veja essa dica: http://comunidade.bemsimples.com/casa/w/casa/painel-com-flor.aspx (mas utilize anilina na cor q desejar)
Fica lindo! E ainda tu pode jogar só a flor sobre um quadro retangular.
Na minha sala, fiz uma montagem de painéis, no total ele ficou com (LxA) 145 x 60 cm, pois meu sofá é grande. Como eu não achava painel desse tamanho, montei dois, um ao lado do outro e sobrepus um estreito e comprido, que foi com o que prendi uns aos outros e coloquei a flor no centro como se fosse uma mandala... Ficou divino... E para pintar os quadros é só comprar tinta acrílica e pintar com pinceladas compridas que daih fica um efeito patna e lindíssimo!!!

Boa sorte!

Bjos

Fabiola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Retalheria disse...

Oi...
Ainda da tempo de sugerir???
Em primeiro lugar FLORES!!!!!
Pra mim flor anima e aconchega qualquer ambiente. E um pouco de cor tambem. Ta muito apagadinho...
Almofadas coloridas, espelhos e alguns quadrinhos.
Vamos ver..
Bjks da Fa